Aportes teórico-reflexivos para compreensão da paisagem urbana nas escolas brasileiras: o estágio curricular supervisionado como campo de desafios e possibilidades
Palabras clave:
Estágio curricular supervisionado em Geografia, Modernidade, Novas Políticas Espaciais, Paisagem Urbana, Formação Docente, Profissionalização Docente.Resumen
Este artigo resulta de reflexões sobre os saberes e as práticas do estágio curricular supervisionado em Geografia nas licenciaturas brasileiras. Partindo do reconhecimento das lacunas institucionalizadas na formação docente e da comunicabilidade estabelecida nos meios educativos, sugere uma reflexão sobre o tempo-espaço vividos na contemporaneidade quanto à produção das paisagens urbanas, de suas representações e da sua inserção nos currículos acadêmicos para uma efetiva compreensão da lógica que tece as territorialidades dos lugares, dos homens e da ação desses durante a realização desta atividade nos cursos de licenciatura.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.