Aportes teórico-reflexivos para compreensão da paisagem urbana nas escolas brasileiras: o estágio curricular supervisionado como campo de desafios e possibilidades

Autores/as

  • Marlene Macario OLIVEIRA Universidade Federal de Pernambuco
  • Francisco Kennedy Silva SANTOS Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Departamento de Ciências Geográficas

Palabras clave:

Estágio curricular supervisionado em Geografia, Modernidade, Novas Políticas Espaciais, Paisagem Urbana, Formação Docente, Profissionalização Docente.

Resumen

Este artigo resulta de reflexões sobre os saberes e as práticas do estágio curricular supervisionado em Geografia nas licenciaturas brasileiras. Partindo do reconhecimento das lacunas institucionalizadas na formação docente e da comunicabilidade estabelecida nos meios educativos, sugere uma reflexão sobre o tempo-espaço vividos na contemporaneidade quanto à produção das paisagens urbanas, de suas representações e da sua inserção nos currículos acadêmicos para uma efetiva compreensão da lógica que tece as territorialidades dos lugares, dos homens e da ação desses  durante a realização desta atividade nos cursos de licenciatura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marlene Macario OLIVEIRA, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2014), área de concentração: Dinâmicas regionais e sócio-espaciais contemporâneas, linha de pesquisa: Educação, cultura, política e inovação na produção contemporânea do espaço, possui Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006), Especialização em Ensino de Geografia (2000) e Graduação em Licenciatura Plena em Geografia (1998) pela Universidade Estadual da Paraíba. 

Francisco Kennedy Silva SANTOS, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Departamento de Ciências Geográficas

Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Departamento de Ciências Geográficas

Publicado

2017-02-07

Número

Sección

Artigos