A espacialidade da indústria no Rio Grande do Norte (Brasil) no contexto da reestruturação produtiva

Authors

  • Francisco Fransualdo de AZEVEDO Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Leonardo da Silva GALINDO Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Keywords:

Indústria, Reestruturação Produtiva, Rio Grande do Norte, Natal, Mossoró.

Abstract

Neste estudo, analisa-se como tem se organizado a atividade produtiva industrial no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), com base no processo de reestruturação produtiva, destacando os principais setores industriais e suas dinâmicas territoriais. Para tanto, realizou-se uma revisão teórica e conceitual e coletaram-se dados secundários em órgãos como a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao número de estabelecimentos industriais e empregados por setor de atividade industrial e sua localização na escala municipal. As principais indústrias presentes no território potiguar são dos setores tradicionais da Indústria de Transformação (têxtil, artigos do vestuário e acessórios, alimentos, bebidas e fabricação de produtos de minerais não metálicos) e localizam-se, principalmente, na região metropolitana de Natal, em Mossoró e na região do Seridó potiguar; da Indústria Extrativa Mineral (notadamente extração de petróleo e gás natural, sal marinho), ambas localizadas no litoral norte (Mossoró e municípios circunvizinhos); e da Construção civil (associada ao mercado imobiliário), cujos estabelecimentos e empregos concentram-se em Natal, Mossoró e Parnamirim. Intrínseco ao processo de reestruturação produtiva nota-se que as grandes empresas do setor têxtil e de artigos de vestuário, concentradas na região metropolitana de Natal, têm descentralizado parte de seu processo produtivo por meio da terceirização a partir das “facções” (pequenas empresas localizadas, sobretudo, no Seridó). Alguns setores da indústria de alimentos também têm se dinamizado no contexto da reestruturação produtiva, passando a exportar seus produtos, com destaque para mercadorias como confeitos e balas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Francisco Fransualdo de AZEVEDO, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Licenciatura e Bacharelado), Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRN (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação em Turismo da UFRN (Mestrado e Doutorado). Orientador de Mestrado e Doutorado.

Leonardo da Silva GALINDO, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Estudante de graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Faz parte do Grupo de Pesquisa Unidade Interdisciplinar de Estudos Sobre a Habitação e Espaço Construído. Bolsista de Iniciação Cinetífica, participante do Projeto de Pesquisa Intitulado: O Desenvolvimento Industrial do Rio Grande Do Norte no Contexto da Reestruturação Produtiva Entre 1990 e 2010.

Published

2016-07-18

Issue

Section

Artigos