Paisagem: uma reflexão do conceito através da visão geossistêmica

Autores

  • Cleberson Ribeiro de JESUZ Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás
  • Ingrid Regina da Silva SANTOS Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Paisagem, Método, Geografia, Geossistema.

Resumo

As análises dispostas no entendimento do conceito de Paisagem, quando este é evidenciado pela ciência geográfica é de extrema importância. Desde sua efetivação como conceito de análise espacial em meados do século XIX, sua construção agrega inúmeros ganhos metodológicos, e também perdas importantes, principalmente quando é correlacionado a um caráter polissêmico, com seu emprego no senso comum, como forma de simples representação do ambiente pela visão humana. A partir da década de 1960 do século passado, a Paisagem se torna base fundamental dos estudos do método geossistêmico, que o detinham como característica dos valores dados pelas condições naturais e interpretadas pela vivência da sociedade, em uma relação dialética, perpassando a relação rasa naturalista a ela anteriormente engendrada, firmando-se pela interação plena de uma totalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleberson Ribeiro de JESUZ, Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Geografia,  do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGeo, no Institudo de Estudos Sócioambientais da Universidade Federal de Goiás.

Ingrid Regina da Silva SANTOS, Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Geografia,  do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGeo, no Institudo de Estudos Sócioambientais da Universidade Federal de Goiás

Downloads

Publicado

2017-02-07

Edição

Seção

Artigos