Paisagem: uma reflexão do conceito através da visão geossistêmica
Palabras clave:
Paisagem, Método, Geografia, Geossistema.Resumen
As análises dispostas no entendimento do conceito de Paisagem, quando este é evidenciado pela ciência geográfica é de extrema importância. Desde sua efetivação como conceito de análise espacial em meados do século XIX, sua construção agrega inúmeros ganhos metodológicos, e também perdas importantes, principalmente quando é correlacionado a um caráter polissêmico, com seu emprego no senso comum, como forma de simples representação do ambiente pela visão humana. A partir da década de 1960 do século passado, a Paisagem se torna base fundamental dos estudos do método geossistêmico, que o detinham como característica dos valores dados pelas condições naturais e interpretadas pela vivência da sociedade, em uma relação dialética, perpassando a relação rasa naturalista a ela anteriormente engendrada, firmando-se pela interação plena de uma totalidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.