Paisagens de fronteira: variações em um importante tema da Geografia Política
Palavras-chave:
Paisagem de fronteira, Estudo da fronteira, Zona tampão, Desfronteirização, Linha de frente, Segmentação, Geografia política, Refronteirização, Barreira de segurançaResumo
As paisagens de fronteira são um tema pouco explorado no campo da geografia política. Uma avaliação teórica sobre conexões entre paisagem e fronteira é proposta. Este artigo expõe uma nova tipologia sobre as paisagens de fronteira que podem ser observadas no mapa mundial político. A questão das paisagens de fronteiras reforça o dilema desfronteirização-fronteirização. A conclusão identifica as novas tendências e os caminhos futuros em alguns setores específicos. O conceito de paisagens de fronteira precisa de uma reavaliação geográfica e de uma reescrita no âmbito da literatura científica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.