Análise da transformação da Floresta Amazônica a partir do uso de geotecnologias - Google Earth engine – nas aulas de geografia do Ensino Fundamental.

Autores

  • Betânia Bonada CAÑA Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Kátia Kellem da ROSA Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Roselane Zordan COSTELLA Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Alfabetização cartográfica, Prática de ensino de geografia, Geotecnologias

Resumo

Este trabalho compreende uma discussão da aplicação de uma atividade de ensino de Geografia com o uso de geotecnologias. A prática pedagógica objetivou o estudo do desmatamento da Amazônia através do uso de geotecnologias que permitem análises das transformações espaço/temporais na floresta, utilizando as imagens de satélites e o programa Google Earth Engine. Verificou-se que o uso paralelo destes produtos representa uma ferramenta essencial para a aprendizagem ativa dos alunos, levando em consideração as experiências e os saberes dos mesmos, através do desenvolvimento de capacidades cognitivas/operativas e da construção de conceitos importantes da disciplina de Geografia. Resultando em uma aproximação dos conteúdos abordados na sala de aula com a realidade do aluno, que cada vez mais é pautada pelo uso de novas tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Betânia Bonada CAÑA, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Geografia pela UFRGS e atualmente mestranda em Sensoriamento Remoto pelo CEPSRM/UFRGS.

Kátia Kellem da ROSA, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Geologia Marinha, UFRGS. Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), graduação em Bacharelado em geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e mestrado em Geologia Marinha pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Professora no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. 

Roselane Zordan COSTELLA, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Estudos Sociais pelo Centro de Ensino Superior de Erechim (1987), graduação em Licenciatura Em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora da Faculdade de Educação (FACED/UFRGS) e do Programa de Pós graduação em Geografia, na linha de pesquisa em ensino. 

Downloads

Publicado

2015-06-09

Edição

Seção

Artigos