Características e desafios do ensino de geografia em área de fronteira: considerações a partir do município de Coronel Sapucaia (MS)
Palavras-chave:
Interculturalidade, Fronteira, Ensino de GeografiaResumo
Diante da diversidade cultural existente em áreas de fronteira, é necessário que estados fronteiriços, como Mato Grosso do Sul, contemplem em seus currículos e projetos educacionais elementos ou propostas que atendam às especificidades das comunidades fronteiriças. Partindo deste entendimento, neste texto, procuramos desenvolver algumas reflexões sobre esta problemática, destacando as especificidades das áreas fronteiriças, suas implicações e desafios para a escola e, particularmente, para o ensino de Geografia. As reflexões aqui apresentadas são resultantes de uma pesquisa em nível de mestrado cujo objetivo foi identificar e analisar as características do ensino de Geografia no município fronteiriço de Coronel Sapucaia, Mato Grosso do Sul, fronteira seca com a cidade paraguaia de Capitán Bado. A pesquisa envolveu procedimentos como revisão bibliográfica, visitas às escolas públicas do município de Coronel Sapucaia, entrevistas semiestruturadas com coordenadores pedagógicos, professores de Geografia, alunos e pais de alunos. Concluímos que é de grande relevância a construção de uma perspectiva intercultural como fundamento para as práticas educativas nas escolas de fronteira. Todavia, a construção de uma perspectiva intercultural para o ensino em áreas de fronteira não deve estar apenas restrita a documentos oficiais, como, por exemplo, um referencial curricular ou propostas educativas, deve ultrapassar tais documentos e se dinamizar como uma perspectiva de compreensão e construção das práticas docentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.