Técnicas e materiais de pesquisa em estudos de geografia política: algumas considerações.

Autores

  • Vanessa TEIXEIRA Mestranda pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) em Guarapuava - PR
  • Márcia da SILVA Profª. Drª. da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), em Guarapuava, no Paraná.

Palavras-chave:

Geografia Política, Técnicas de pesquisa, Anais

Resumo

Este artigo se propõe a trazer uma visão geral a respeito das técnicas de pesquisa utilizadas em estudos da Geografia Política, com base na produção científica mais recente (2009-2014), sob o prisma dos trabalhos publicados nos Anais do Simpósio Nacional de Geografia Política e do Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território (CONGEO). Metodologicamente, para a elaboração deste artigo, foi realizado um levantamento bibliográfico e uma revisão teórico-conceitual, utilizando fontes de pesquisa como artigos científicos, periódicos, e analise documental para compreender tais questões. Devemos lembrar que, para esta análise, foi preciso criar alguns critérios para não ocultar ao máximo algumas técnicas de pesquisas presentes nos estudos. Assim, inicialmente, optou-se pela identificação das técnicas de pesquisa apresentadas pelo próprio autor do artigo junto aos seus procedimentos metodológicos. Posteriormente, quando inexistia referência às técnicas nos trabalhos, procedeu-se a leitura e identificação no corpo do texto. Diante disso, as análises realizadas foram cuidadosamente tabuladas e colocadas em tabela conforme as técnicas utilizadas apareciam em cada um dos estudos. De um total de 418 trabalhos analisados, três técnicas apareceram significativamente: 27,5% fez uso principalmente de trabalho de campo, 22% de entrevista e 8,1% de observação participante. Entendemos que cada uma possui um papel preponderante aos estudos da Geografia Política, o que amplia a capacidade de compreensão do fenômeno político, mas que não elimina ou limita as demais possibilidades contemporâneas de técnicas de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa TEIXEIRA, Mestranda pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) em Guarapuava - PR

Mestranda em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), campus de Guarapuava.  Desenvolve pesquisas em temáticas voltadas à Geografia Política. Membro do Grupo de Pesquisa Redes de Poder, Migrações e Dinâmicas Territoriais (GEPES), e no Grupo de Pesquisa em Estudos Políticos e Análise Urbano-Regional

Márcia da SILVA, Profª. Drª. da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), em Guarapuava, no Paraná.

professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste e professora permanente do programa de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Downloads

Publicado

2015-06-09

Edição

Seção

Artigos