Técnicas e materiais de pesquisa em estudos de geografia política: algumas considerações.
Palabras clave:
Geografia Política, Técnicas de pesquisa, AnaisResumen
Este artigo se propõe a trazer uma visão geral a respeito das técnicas de pesquisa utilizadas em estudos da Geografia Política, com base na produção científica mais recente (2009-2014), sob o prisma dos trabalhos publicados nos Anais do Simpósio Nacional de Geografia Política e do Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território (CONGEO). Metodologicamente, para a elaboração deste artigo, foi realizado um levantamento bibliográfico e uma revisão teórico-conceitual, utilizando fontes de pesquisa como artigos científicos, periódicos, e analise documental para compreender tais questões. Devemos lembrar que, para esta análise, foi preciso criar alguns critérios para não ocultar ao máximo algumas técnicas de pesquisas presentes nos estudos. Assim, inicialmente, optou-se pela identificação das técnicas de pesquisa apresentadas pelo próprio autor do artigo junto aos seus procedimentos metodológicos. Posteriormente, quando inexistia referência às técnicas nos trabalhos, procedeu-se a leitura e identificação no corpo do texto. Diante disso, as análises realizadas foram cuidadosamente tabuladas e colocadas em tabela conforme as técnicas utilizadas apareciam em cada um dos estudos. De um total de 418 trabalhos analisados, três técnicas apareceram significativamente: 27,5% fez uso principalmente de trabalho de campo, 22% de entrevista e 8,1% de observação participante. Entendemos que cada uma possui um papel preponderante aos estudos da Geografia Política, o que amplia a capacidade de compreensão do fenômeno político, mas que não elimina ou limita as demais possibilidades contemporâneas de técnicas de pesquisa.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.