Metodologias de pesquisa em Geografia: investigando a juventude rural
Palavras-chave:
Observação participante. História oral. Entrevistas. Grupos focaisResumo
Nosso objetivo é apresentar uma discussão a respeito das metodologias de pesquisa utilizadas durante a coleta de informações em nossa dissertação. Esta buscou analisar e compreender quais os espaços de lazer e sociabilidade vividos pela juventude rural de Laranjeiras do Sul/PR e como estes foram se modificando ou sendo alterados, a partir das transformações ocorridas no lugar. Buscamos fazer uma abordagem sobre as metodologias da observação participante, História Oral e entrevistas, e grupos focais. Tratam-se de metodologias de cunho qualitativo, as quais ganham destaque nas pesquisas com sujeitos sociais em seus aspectos culturais, sociais ou mesmo nas suas relações com o espaço. Por meio deste trabalho, esperamos contribuir com uma discussão teórica e uma reflexão prática sobre a importância dessas metodologias na coleta de informações em Geografia Humana, muitas vezes carente de discussões no que diz respeito a dimensão metodológica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.