Geografia econômica: uma análise da transnacionalidade da economia brasileira
Keywords:
Internacionalização da Economia Brasileira, Empresas Transacionais, Investimento Estrangeiro Direto (IED)Abstract
O aumento do investimento estrangeiro direto no Brasil, a partir da década de 1990, é relevante na história econômica do país, influenciado pela abertura da economia, fruto da adoção de políticas neoliberais que conjugaram além das privatizações em diversos setores da economia, a instalação de multinacionais com controle acionário de variadas nacionalidades. A partir desse cenário nos propusemos a analisar a presença de empresas de capital estrangeiro no Brasil, dentro do universo das 500 maiores empresas por venda, durante os anos de 1995 à 2011, revelamos que tradicionalmente os maiores emissores de IED para o país pouco mudaram ao longo da história. Quando buscamos outras facetas de análise, como nacionalidades ou setores em que as multinacionais atuam, a questão se repete, o que revela que tradicionalmente a hegemonia na economia mundial pouco mudou, embora, vez ou outra, novos atores surgem para trazer diferencial à história da internacionalização da economia brasileira.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.