Arquitetura, Geografia e Música: uma discussão artístico-filosófica
Palabras clave:
Arquitetura, Geografia, MúsicaResumen
O presente artigo busca discutir brevemente a relação que envolve Arquitetura, Geografia e Música sob o viés artístico-filosófico. Do mesmo modo, visa apontar a importância da temática quando da discussão referente à ocupação do espaço geográfico como o espaço de vivência e de experiências dos seres, em especial o homem, relacionando as articulações fenomenológico-existenciais dos mesmos. Sob uma perspectiva artístico-filosófica o mesmo busca valorizar o diálogo prosaico sobre o espaço, as formas de linguagens referentes às construções plásticas e a imaginação contida na obra de arte significativamente na cultura dos homens, em particular baseando-se em duas formas de artes: a arquitetura e a música. Trazendo à discussão a relação que envolve Artes e Ciência a fim de mostrar que essas perspectivas constituem formas outras de enriquecer o modo de ler o mundo e que o valor simbólico inserido nestas contribuem consubstancialmente para constituir de forma mais acentuada a alteridade. Deste modo, intenta para uma breve compreensão sobre o modo de manifestação e de organização das construções objetivas em diversas culturas, contudo, por um olhar artístico-filosófico.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.