Análise da paisagem aplicada à caracterização e planejamento ambiental da mata ciliar no trecho urbano do Rio Apodi-Mossoró (Mossoró/RN-Brasil)
Palavras-chave:
Planejamento Ambiental, Paisagem, Análise da Paisagem, Rio Apodi-Mossoró.Resumo
As matas ciliares ocupam as áreas mais dinâmicas da paisagem, tanto em termos hidrológicos, como ecológicos e geomorfológicos, estando intimamente ligadas ao curso d'água, cujos limites laterais se estenderiam até o alcance da planície de inundação. O objetivo deste trabalho foi realizar um zoneamento ambiental das áreas degradadas às margens do Rio Apodi-Mossoró, no trecho urbano da cidade de Mossoró (RN). Para atingir este objetivo, os dados foram manipulados em ambiente de Sistema de Informações Geográficas (SIG), o qual viabilizou uma análise integrada da paisagem nas áreas, tendo como parâmetro base, o uso e cobertura do solo. A classificação de uso e ocupação do solo apresentou uma predominância da classe “solo exposto” (46,81%), a qual foi enquadrada no zoneamento como zona para recuperação. Quanto à necessidade de intervenção, a classe de necessidade extrema foi evidenciada em setores que apresentaram de 35,25% a 55%. Através de classificação da cobertura e uso do solo em fragmentos escolhidos sistematicamente ao longo das margens do rio, e posterior conversão destes dados, foi possível realizar a identificação de áreas prioritárias para a intervenção governamental com base no zoneamento. O trecho em análise encontra-se fragmentado e com altos níveis de necessidade de intervenção, configurando, assim, como uma área que necessita de uma atenção especial, quanto a sua gestão.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.