A percepção dos moradores quanto à coleta seletiva: um estudo de caso no Bairro Progresso, Ituiutaba (MG)
Palabras clave:
Coleta Seletiva. Cooperativa de Reciclagem. Percepção Ambiental.Resumen
O presente estudo tem como objetivo identificar a percepção dos moradores do bairro Progresso quanto à Coleta Seletiva realizada há dez anos pela Cooperativa de Reciclagem de Ituiutaba (Copercicla) na cidade de Ituiutaba-MG. A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa é de caráter qualitativo. Foi adotado o estudo de caso e a coleta de dados através de questionários aplicados aos moradores do Bairro Progresso, entrevista com o presidente da Copercicla e pesquisa bibliográfica. Para a análise dos dados, buscou-se interpretar as percepções dos moradores quanto à Coleta Seletiva realizada pela Copercicla e compreender a noção que os moradores tem quanto à destinação correta dos resíduos sólidos gerados. Os principais resultados obtidos apontam que 100% dos moradores entrevistados no Bairro Progresso tem conhecimento da coleta seletiva e que 60% dos entrevistados afirmam que contribuem com a coleta seletiva.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.