Regiões Metropolitanas Brasileiras: concepções, políticas públicas, objetivos e percalços
Keywords:
Metropolização, Urbanização, Políticas Públicas, Desenvolvimento.Abstract
O artigo retrata as regiões metropolitanas brasileiras nos diversos contextos, abordando-as de acordo com as principais problemáticas referentes ao processo de metropolização: as concepções e definições conceituais, percurso histórico, panorama atual, características e condição socioambiental. O objetivo principal do estudo foi analisar as possibilidades de inserção das regiões metropolitanas na perspectiva da sustentabilidade, tendo como foco as políticas públicas e a execução das funções públicas de interesse comum. No aspecto metodológico, a pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso de caráter qualitativo, tendo como objeto de estudo as regiões metropolitanas brasileiras. Constatando-se que são persistentes os entraves para a efetivação das regiões metropolitanas como recortes territoriais e administrativos propícios a instalação de um desenvolvimento sustentável. Para a concretização desse processo é necessário a articulação das três esferas de governo para a mudança do cenário urbano atual com a consequente elevação da qualidade de vida da população.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.