Regiões Metropolitanas Brasileiras: concepções, políticas públicas, objetivos e percalços

Authors

  • Diego Coelho do NASCIMENTO Universidade Federal do Cariri
  • Suely Salgueiro CHACON Universidade Federal do Cariri

Keywords:

Metropolização, Urbanização, Políticas Públicas, Desenvolvimento.

Abstract

O artigo retrata as regiões metropolitanas brasileiras nos diversos contextos, abordando-as de acordo com as principais problemáticas referentes ao processo de metropolização: as concepções e definições conceituais, percurso histórico, panorama atual, características e condição socioambiental. O objetivo principal do estudo foi analisar as possibilidades de inserção das regiões metropolitanas na perspectiva da sustentabilidade, tendo como foco as políticas públicas e a execução das funções públicas de interesse comum.  No aspecto metodológico, a pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso de caráter qualitativo, tendo como objeto de estudo as regiões metropolitanas brasileiras. Constatando-se que são persistentes os entraves para a efetivação das regiões metropolitanas como recortes territoriais e administrativos propícios a instalação de um desenvolvimento sustentável. Para a concretização desse processo é necessário a articulação das três esferas de governo para a mudança do cenário urbano atual com a consequente elevação da qualidade de vida da população.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Diego Coelho do NASCIMENTO, Universidade Federal do Cariri

Licenciado em Geografia (URCA), Especialista em Geografia e Meio Ambiente (URCA) e Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Ceará – Campus Cariri. Atualmente é Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Suely Salgueiro CHACON, Universidade Federal do Cariri

Graduada em Ciências Econômicas (UFC), Mestre em Economia Rural (UFC) e Doutora em Desenvolvimento Sustentável (UnB). Docente e Reitora da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Bolsista de Produtividade do CNPq.

Published

2014-05-14

Issue

Section

Artigos