Bares e Restaurantes Alemães e as Manchas de Lazer em Porto Alegre/RS
Palavras-chave:
Porto Alegre, Geografia urbana, manchas de lazer.Resumo
O presente texto analisa a localização pretérita e presente dos bares e restaurantes alemães de Porto Alegre. A análise é um subsídio para compreender tanto a trajetória espaço-temporal dos imigrantes alemães e seus descentes, quanto a importância da cozinha germânica na reprodução das sociabilidades urbanas. Para constituir a documentação da pesquisa foram realizadas 28 entrevistas semiestruturadas e aplicados 50 questionários, além de consultarmos jornais, revistas e páginas de internet. No período considerado, entre o final do século XIX e o presente, os restaurantes alemães abdicaram do Centro em favor de bairros que configuram, pela concentração de estabelecimentos destinados ao consumo hedonista, manchas de lazer. O deslocamento está em consonância com a rejeição do Centro como espaço de moradia pelas elites e uma degradação progressiva da zona. Os deslocamentos espaciais e temporais dos restaurantes, de seus proprietários e clientes ilustra a progressiva integração da comunidade teuta, assim como as mudanças nos usos do espaço urbano de Porto Alegre.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.