Análise dos Serviços Ambientais prestados pelas Salinas Solares
Palabras clave:
manejo de ecossistemas, zonas úmidas, ambientes hipersalinos, produção de sal, sustentabilidadeResumen
As salinas são ecossistemas artificiais explorados para a extração de sal marinho, sendo compostos por uma série de tanques rasos e interconectados, nos quais a água do mar/estuário é captada e transferida de um tanque para outro por gravidade ou por bombeamento. Este trabalho teve como objetivo descrever os serviços ambientais prestados pelas salinas solares, tendo em vista a necessidade de se analisar mais a fundo as intrínsecas interrelações observadas nestes ecossistemas, do ponto de vista ecológico e econômico. Verificou-se que as salinas proporcionam uma série de serviços ambientais, sendo alguns deles tangíveis e ou intangíveis, diretos ou indiretos. Com base na análise do uso integrado das salinas, foram evidenciados os principais serviços associados diretamente, além do principal serviço prestado por esse ecossistema que é a produção de sal sem custos adicionais de produção, onde outros serviços associados são de suma importância para os seres humanos.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.