Porto Alegre: uma análise da nova estrutura etária e a configuração do espaço urbano
Palabras clave:
Porto Alegre, Dinâmica Demográfica, Espaço Urbano, Envelhecimento PopulacionalResumen
Os dados do último Censo Demográfico coletados pelo IBGE retratam a dinâmica demográfica pela qual a cidade de Porto Alegre está passando. Fazem parte desta mudança o aumento do contingente de idosos na estrutura etária da cidade, a redução do índice de fecundidade e o baixo crescimento populacional da última década. A área central de Porto Alegre concentra grande parte do contingente de idosos; aliás, a capital gaúcha é uma das metrópoles brasileiras que detém o maior contingente de idosos na sua estrutura etária. Ainda que o envelhecimento populacional na cidade esteja presente em todo o território, os bairros que apresentam um maior número de idosos tendem a acomodar parte da população pertencente aos extratos mais altos economicamente, pois envelhecer requer uma série de cuidados (saúde, moradia, lazer) que parte da população idosa não tem como arcar.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.