Mapeamento geomorfológico e ambiental do sudoeste do Rio Grande do Sul: Alegrete
Palabras clave:
Mapeamento, geomorfológico, ambiental, sudoeste, Rio Grande do Sul, AlegreteResumen
O presente trabalho trata de um estudo geomorfológico e ambiental da área de maior ocorrência de areais no município de Alegrete, no Estado do Rio Grande do Sul. Este teve início através de um convênio entre UFRGS/UFSM cujo objetivo entre outros, era analisar a dinâmica atual dos areais. A partir desta oportunidade, entendeu-se ser importante a ampliação deste Projeto através da construção de um Mapa Geomorfológico e Ambiental para a área em estudo. Neste sentido, dar-se-ia um passo a frente no encaminhamento das pesquisas sobre os areais. No estágio em que se encontram os estudos sobre este espaço de degradação no Rio Grande do Sul há carência de trabalhos que integre o conjunto de variáveis já estudadas, de forma a articular uma análise ambiental. Verifica-se isto na revisão bibliográfica realizada sobre "desertificação", onde encontrou-se evidências comuns, em diferentes fontes, quanto à localização dos areais, como por exemplo: geologicamente nas formações superficiais, morfologicamente nas meias encostas. Sendo estas algumas normatizações que puderam ser concretizadas com a integração de suas variáveis e que conduziram a elaboração de um Mapa Ambiental.Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.