Territorialidades conflitivas: ambulantes do centro de Porto Alegre versus Prefeitura/lojistas - uma análise anarquista
Palavras-chave:
Anarquismo, luta territorial, luta de classes, identidade, comércio ilegal, reestruturação territorialResumo
Este trabalho visa a denunciar o discurso criado pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, com o intuito de levar a cabo táticas da classe lojista para o domínio territorial-comercial absoluto do centro da cidade, tomado pela atividade dos ambulantes, considerada ilegal.
Além de se levantar a geograficidade desse embate, inventariou-se, também, o caráter histórico do processo de elitização da ocupação do centro.
Por fim, aponta-se a possibilidade de reestruturações territoriais para a efetivação de uma gestão protagonizada pelas classes populares, através da atividade diária dos ambulantes e pelo que estes representam com sua resistência aos poderes instituídos - o estatal e o das grandes corporações comerciais.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.