Indicadores ambientais da Bacia Hidrográfica do Arroio do Salso, município de Porto Alegre - RS
Palavras-chave:
inundação urbana, qualidade da água, expansão urbana, Porto Alegre, Arroio do SalsoResumo
Este estudo propõe uma análise de alguns indicadores ambientais da bacia hidrográfica do Arroio do Salso, situada na zona sul do município de Porto Alegre/RS; destacando-se, entre outros indicadores, a intensificação dos processos de inundação urbana; a alteração no escoamento devido ao aumento da produção de sedimentos; a degradação da qualidade da água pelos esgotos pluviais e/ou cloacais e contaminação dos aquíferos. Nesse sentido, os objetivos principais desse trabalho são: identificar as áreas suscetíveis aos processos de inundação; caracterizar os eventos chuvosos e os episódios de inundação; analisar as tendências de ordenamento territorial e a vulnerabilidade social; analisar a cobertura vegetal e o uso da terra e as consequências na qualidade das águas do Arroio do Salso. Para tanto, foi elaborado um mapa de suscetibilidade à inundação e analisada as formas de ocupação na referida área. Além disso, foram levantados dados pluviométricos anuais, mensais e diários e, coletadas amostras de águas, para análise de diferentes parâmetros de qualidade de água em dois pontos do Arroio do Salso. A partir da análise realizada, pode-se concluir que as desigualdades urbanas intensificam a suscetibilidade natural aos processos de inundação, bem como atingem a população mais vulnerável aos referidos processos. É evidente que há comprometimento da qualidade da água ao longo do percurso do arroio em direção a sua foz no lago Guaíba, pois quase todos os parâmetros analisados tiveram pior resultado no ponto situado próximo à foz.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.