Globalização e Estrutura Territorial
Palavras-chave:
Globalização, territorialidades, neoliberalismo, capital volátil, Geopolítica, territórios.Resumo
O presente artigo tem como objetivo trazer à tona uma reflexão a respeito da globalização e a respectiva Estrutura Territorial engendrada nos moldes do capitalismo contemporâneo, bem como suas implicações políticas, econômicas e culturais no cenário mundial.
Ao mesmo tempo, visa suscitar o debate sobre a importância da análise das territorialidades e dos territórios construídos pela hegemonia capitalista excludente. Para tanto, faz-se necessário compreender os meios de controle espacial desenvolvidos pela globalização, que mescla velhas formas ditadas pelo capital, fundindo-se em um Mosaico Espacial Neoliberal.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.