Alterações ambientais urbanas na Área da Bacia Hidrográfica da Barragem Mãe D'Água: Evolução da Ocupação e do Usoco da Terra
Palavras-chave:
análise ambiental, urbanização, alteração ambiental, região metropolitana, evolução do uso da terra.Resumo
Este trabalho consiste em uma análise das alterações ambientais decorrentes da urbanização a partir da evolução da cobertura vegetal e do uso da terra em uma sub-bacia pertencente à bacia hisdrográfica do Arroio Dilúvio, situada na Região Metropolitana de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul. Para a realização deste estudo, fez-se necessário conhecer os mais importantes elementos indicadores das condições ambientais em diferentes fases temporais: antes ou durante a expansão urbana; imediatamente antes e durante as principais intervenções antrópicas e depois das principais intervenções decorrentes do processo de expansão urbana. Com isso, o processo de evolução da cobertura vegetal e o uso da terra expressaram as relações sócio-econômicas do território, revelando a apropriação da natureza pela sociedade e suas alterações ambientais. O reconhecimento das condições ambientais no momento de ruptura das direções processuais naturais foi fundamental para a avaliação das alterações dos processos antrópicos em relação aos processos naturais originais.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.