Mudanças e permanências no intervencionismo estatal para o setor agropecuário brasileiro

Autores

  • Fernando VELOSO Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Rosângela Ap. de Medeiros HESPANHOL Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Palavras-chave:

políticas públicas, espaço rural, mudanças, permanências.

Resumo

O trabalho tem como objetivo analisar as políticas públicas e seus rebatimentos no setor agropecuário brasileiro. As noções de permanência e de mudança contribuem para analisar as políticas publicas e a forma de intervenção do Estado brasileiro. Nossa reflexão inicia-se na década de 1930, perpassando pelos anos de 1960 e 1970, com o processo de modernização da agricultura, pela crise econômica da década de 1980 e o esgotamento do padrão de financiamento via crédito rural subsidiado, até as décadas de 1990 e 2000, quando se reconhece, tanto nos meios acadêmicos como governamentais, a importância da agricultura com base familiar. Todavia, no que tange ao atual cenário da política agrícola, o privilégio em relação à agricultura empresarial persiste, e acentua a clivagem entre os segmentos que compõem o rural brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando VELOSO, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Atualmente é doutorando do Programa de Pós Graduação em Geografia da FCT/UNESP de Presidente Prudente - SP. Licenciado, Bacharel e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - campus de Presidente Prudente. Atuou como professor contratado na Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo no municipio de Presidente Prudente ano de 2012. Teve bolsa de Iniciação científica PIBIC-UNESP nos anos de 2006, 2007 e 2008; e no Mestrado teve bolsa do CNPq e da FAPESP. É membro do Grupo de Estudo Dinâmica Regional Agropecuária (GEDRA) sob a orientação da Profª. Drª Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando nas seguintes temáticas: estratégias de reprodução social e econômica; produção familiar rural; politicas públicas; comercialização; espaço rural.

Rosângela Ap. de Medeiros HESPANHOL, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (1985), campus de Presidente Prudente; mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (1991 e 2000), campus de Rio Claro; e pós-doutorado pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales do CRBC - Paris (2005). Atuou como professora concursada do ensino fundamental e médio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (1987-1990). Foi docente da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, centro universitário de Três Lagoas (1988-1993); e, atualmente é professora assistente doutora dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação da FCT da Universidade Estadual Paulista, campus de Pres. Prudente. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana e Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, organização do espaço, relações campo-cidade, estratégias de reprodução social, formas de organização coletiva, desenvolvimento local e regional.

Downloads