Espaço Regional e Dinâmica Global - Novos Investimentos no Sul do Brasil
Palavras-chave:
Espaço regional, dinâmica global, investimentos, sul, BrasilResumo
O atual contexto da produção, da circulação e do consumo gera novas condições de funcionamento para a sociedade, oferecendo a possibilidade de outros recortes territoriais e temáticos ou de outras abordagens sobre os precedentes. Entre estas novas condições situa-se a configuração de blocos econômicos de caráter regional. No caso da América do Sul, a articulação de um mercado regional integrado que resultou na constituição do Mercosul, em 1995, visualizava tal integração econômica como um caminho em busca de soluçõespara as questões econômicas comuns, num quadro global pouco promissor ao continente, e para uma melhor inserção na dinâmica internacional. Atendia, ainda, aos interesses dos grandes capitais em tornar mais ágil o deslocamento inter-fronteiras. O recente fluxo de capitais internacionais para o sul do Brasil e suas relações com o estado, reduzido em sua capacidade de investidor e negociador, conduzem a refletir sobre as transformações provocadas e a acentuação das desigualdades internas a região.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.