Impactos nos Recursos Hídricos Causados por Práticas Agropecuárias
Palavras-chave:
Impactos, recursos hídricos, agropecuáriaResumo
Hoje, pensando na utilização racional dos recursos hídricos com vistas à sua preservação, a preocupação com a exploração passou a incluir os cuidados com danos ambientais que o mau uso pode causar, como o excesso de agroquímicos, a destruição da cobertura vegetal dos solos para o plantio, a não preservação das matas ciliares e das vegetações protetoras das nascentes, o descaso com a conservação dos solos e as grandes obras de irrigação, desvios e represamentos de água. O propósito deste trabalho é realizar um apanhado geral sobre os impactos negativos causados aos recursos hídricos, centrado naqueles causados pelas inadequadas práticas atuais da agropecuária.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.