Regularização fundiária - a experiência de Porto Alegre
Palavras-chave:
Regularização fundiária, experiência, Porto AlegreResumo
O município de Porto Alegre apresenta uma população de 1.286.251 habitantes, número que se eleva a 3.235.925 habitantes na região metropolitana de Porto Alegre. A renda percapita do município, de US$ 6.477 é bastante superior a média do Brasil, de US$ 4.449 (MENEGAT, 1998). Entretanto, pelo menos 20% da população do município reside em habitações que apresentam carências, quer seja de infra-estrutura, de legalização jurídica ou ambos.
O estabelecimento de um Programa de Regularização Fundiária no município teve como objetivo alterar a realidade da população residente neste tipo de moradia, genericamente denominado subabitação.
O objetivo deste trabalho é contribuir para o entendimento do processo de regularização fundiária desenvolvido em Porto Alegre, com a compilação de dados que buscam desde a identificação da origem da habitação irregular no município até a sistematização do programa que vem sendo implantado pela administração municipal nos dias de hoje.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.