Autores
-
Maíra Suertegaray ROSSATO
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
-
Alexsandra FACHINELLO
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
-
Cláudia Russo da SILVA
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
-
Joise Juskoski da SILVA
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
-
Dirce Maria Antunes SUERTEGARAY
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave:
Geografia, centros comunitários, ensino informal
Resumo
O presente artigo visa resgatar uma atividade que foi desenvolvida pelo grupo PET - GEOGRAFIA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com crianças de 1° e 2° ciclos do Instituto de Assistência e Proteção à Infância, no bairro Partenon em Porto Alegre em 1998. Tratou-se de uma prática de ensino informal desenvolvida com as crianças do centro comunitário em atividades extra-classe, todas elas com perfil sócio-econômico de baixa renda. São Filhos de pais trabalhadores que necessitam, para cumprir sua jornada de oito horas de trabalho diárias, deixar seus filhos aos cuidados de instrutores quase sempre sem qualificação pedagógica para o desempenho de suas tarefas. O objetivo da atividade era vivenciar novas experiências no ensino fundamental, a partir das temáticas propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para a Geografia.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Biografia do Autor
Maíra Suertegaray ROSSATO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
É licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003 e 2000, respectivamente). Possui mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Geografia pela mesma Universidade. A tese defendida em abril de 2011 intitula-se "Os climas do RS: variabilidade, tendências e tipologia". Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, locada no Colégio de Aplicação. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, ensino de geografia, climatologia e geomorfologia. Em 2009 ingressou na área da literatura infantil, lançando livros abordam temas da Geografia de maneira lúdica.
Alexsandra FACHINELLO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Mestre em Memória Social e Bens Culturais pelo UNILASALLE (2012). Especialista em Geografia pela PUCRS (2006). Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela UFRGS (2000). Atualmente é professora do Ensino Médio do Colégio Monteiro Lobato.
Cláudia Russo da SILVA, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
.
Joise Juskoski da SILVA, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
.
Dirce Maria Antunes SUERTEGARAY, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1972) obteve seu mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1988). Professora na atual Unijui entre 1973 e 1981 e na UFSM entre 1978 e 1985 é atualmente professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua no campo da de Geografia, com ênfase nos estudos da natureza. A temática na qual centra sua pesquisa é relativa aos estudo de: desertificação/ arenização, ambiente e cidade,ensino de geografia e mais recentemente dedica-se o ensino de Epistemologia da Geografia.Coordena o grupo de pesquisa Arenização/desertificação: questões ambientais. É professora no curso e Pós-graduação em Geografia da UFRGS.
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.