Sentado também se vai longe - a importância das cadeiras macias no ensino da geografia
Keywords:
Sentado, vai, longe, importância, cadeiras, macias, ensino, geografiaAbstract
Boas aulas requerem disciplina intelectual que requer cadeiras macias
O presente texto origina-se de uma oficina realizada no dia 3/8/99 (tarde) desenvolvida com cerca de 25 professoras da Rede Municipal de Gravataí (RS) por ocasião do II Seminário Nacional de Educação, promoção da Secretaria Municipal de Educação do referido município. Seu objetivo básico é mostrar que, sem muita disciplina intelectual (traduzindo: sentado na cadeira, lendo, estudando com os colegas) não conseguiremos milagrosas saídas para o, muitas vezes, desacreditado ensino de Geografia, ou o ensino de qualquer outra disciplina. Em tempo: não conseguiremos porque não existem soluções "rápidas" para um ensino de Geografia mais reflexivo e ligado ao nosso cotidiano. Se queremos melhorar o crédito de nossa disciplina junto aos alunos só nos resta o caminho da atualização e estudos constantes.
Além disso, o texto procura discutir algumas categorias cotidianas de nossa disciplina (Estado, Sociedade), bem como aponta algumas dicas de uma prática pedagógica consistente e organizada na busca de um professor e de um aluno criativos, críticos e interessados no que acontece ao seu redor.
Downloads
Downloads
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.