Sentado também se vai longe - a importância das cadeiras macias no ensino da geografia

Authors

  • Nestor André KAERCHER Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Keywords:

Sentado, vai, longe, importância, cadeiras, macias, ensino, geografia

Abstract

Boas aulas requerem disciplina intelectual que requer cadeiras macias

O presente texto origina-se de uma oficina realizada no dia 3/8/99 (tarde) desenvolvida com cerca de 25 professoras da Rede Municipal de Gravataí (RS) por ocasião do II Seminário Nacional de Educação, promoção da Secretaria Municipal de Educação do referido município. Seu objetivo básico é mostrar que, sem muita disciplina intelectual (traduzindo: sentado na cadeira, lendo, estudando com os colegas) não conseguiremos milagrosas saídas para o, muitas vezes, desacreditado ensino de Geografia, ou o ensino de qualquer outra disciplina. Em tempo: não conseguiremos porque não existem soluções "rápidas" para um ensino de Geografia mais reflexivo e ligado ao nosso cotidiano. Se queremos melhorar o crédito de nossa disciplina junto aos alunos só nos resta o caminho da atualização e estudos constantes.

Além disso, o texto procura discutir algumas categorias cotidianas de nossa disciplina (Estado, Sociedade), bem como aponta algumas dicas de uma prática pedagógica consistente e organizada na busca de um professor e de um aluno criativos, críticos e interessados no que acontece ao seu redor.


Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Nestor André KAERCHER, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Gaúcho de Santa Cruz do Sul (1966) possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988). É mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2005). Desde 1996 é professor efetivo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul onde atua na Faculdade de Educação (FACED). Já lecionou no Ensino Fundamental e Médio (público e privado), tanto no ensino regular como no Ensino Supletivo/Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia e formação de professores, seja de geografia ou de outras áreas. Realiza extensões comumente na área de geografia e formação de professores. Têm diversas obras publicadas. PHd informal em cuidar da Beatriz, da Bibiana e do Antônio.