Johann Moritz Rugendas: entre a pintura de paisagem e a construção de tipologias tropicais
Palabras clave:
Rugendas, Cartografia, Iconografia, Paisagem, Tipologias, BrasilResumen
Este artigo pretende demonstrar como a partir do intercruzamento entre ossaberes advindos da iconografia e da pintura de paisagens, fortemente influenciados por Alexander von Humboldt e pela filosofia estética, Johann Moritz Rugendas construiu uma concepção de paisagem e de tipologias devida no mundo tropical, a partir de seu trabalho como ilustrador da expedição científica de Langsdorff (1821-1929) ao Brasil. Como metodologia de trabalho,utilizamos uma associação entre o contextualismo histórico e a hermenêutica. As representações pictóricas da paisagem brasileira realizadas por Rugendas através de sua concepção de natureza e de tipologias sociais contribuíram para formar uma representação simbólica do Brasil como paísem fase de formação e com uma identidade social que estava sendo simbolicamente construída pela elite política.Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.