A avaliação no processo ensino/aprendizagem da Geografia
Palavras-chave:
Avaliação, processo, ensino, aprendizagem, GeografiaResumo
O papel da avaliação nos dias de hoje gera grandes discussões nos cursos, encontros, seminários e pesquisas em educação. O período colonial, imperial e republicano, contribuíram de forma marcante para a formação histórica da Educação e do Sistema Educacional do Brasil.
No momento em que a nação brasileira expressa interesse por uma educação voltada a sua realidade e pelo direito de todos pertencerem ao mesmo ensino que ora vinha sendo desenvolvido pelas e para as elites, urgem formas de como não colocar todos os alunos ao mesmo tempo iguais num mesmo processo.
A avaliação foi incluída no sistema como uma prática obrigatória, assim todos teriam “igualdade de oportunidades”, mas a metodologia e os instrumentos avaliativos garantiriam o processo discriminatório e seletivo.
Assim, a avaliação passou a constituir-se em um instrumento para selecionar, classificar e rotular, fortalecendo o processo de exclusão dos alunos e garantindo continuidade de uma estrutura econômica e social, baseada em interesses políticos do sistema capitalista.
Com o decorrer do tempo diversos educadores passam a questionar-se: Avaliar o quê? Para quê? E para quem? Porque percebem que o sistema educacional continua reproduzindo um ensino que em sua prática preserva um sistema de submissão, formando sujeitos capacitados a reforçarem uma cultura capitalista, fortalecendo os interesses das classes dominantes.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.