Geografia, ciência e ensino

Autores

  • Ana Maria Radaelli da SILVA Universidade de Passo Fundo
  • Zélia Guareschi FIOREZE Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

História do conhecimento geográfico, conhecimento científico-geográfico, Geografia, ciência e ensino

Resumo

A elaboração deste texto vai no sentido de oferecer à discussão dos acadêmicos e dos graduados em Geografia um material orientador da reflexão sobre como um saber foi sendo gestado, enraizando-se sobre outros saberes anteriores e gestando outros saberes posteriores. Com isso, busca-se privilegiar o que se relaciona ou tem influência mais direta na ciência geográfica. Mesmo que não se tenha feito um marco cronológico definitivo, o texto privilegia o que foi decorrente da Revolução Científica do século XVII, percursora de novas concepções, anunciando um novo evento, o iluminismo, que viria emancipar a ciência no século XVIII, da mesma forma que operaria revoluções políticas e culturais. Para a Geografia, esse é um marco que vai determinar sua trajetória como ciência desde sua institucionalização, passando pelas reformulações paradigmáticas e chegando ao momento atual como uma disciplina comprometida com a prática social no espaço terrestre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Radaelli da SILVA, Universidade de Passo Fundo

.

Zélia Guareschi FIOREZE, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Licenciatura Curta Em Estudos Sociais pela Universidade de Passo Fundo (1972), graduação em Complementação em Geografia - Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (1974), especialização em Metodologia do Ensino da Geografia pela Universidade de Passo Fundo (1992) e mestrado em Historia pela Universidade de Passo Fundo (2001). Atualmente é horista da Universidade de Passo Fundo. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Regional. Atuando principalmente nos seguintes temas: História Regional, Pensamento Geográfico, território-, Identidade, IHGRGS.

Downloads