O professor, o livro didático e a realidade vivida pelo aluno como recursos para o ensino da geografia

Autores

  • João RUA Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Professor, livro didático, realidade vivida pelo aluno, recursos, ensino de geografia

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir as práticas que têm predominado (e ainda predominam) na maioria das salas de aula de Geografia e, principalmente, as relações que nelas se desenvolvem entre o professor, o livro didático e o aluno.

Tem-se clara a importância dos meios auxiliares (mapas, audio-visuais, jornais, textos avulsos etc), mas, numa realidade como a brasileira, para a grande maioria dos professores, os recursos usados são o livro didático e a própria criatividade do professor ao trazer para a sala de aula as vivências/experiências dos alunos, baseando nelas seu fazer cotidiano.

É um trabalho resultado de longa pesquisa efetuada para a dissertação de mestrado intitulada "Em busca da autonomia e da construção do conhecimento: o professor de Geografia e o livro didático", para a qual foram entrevistados dezenas de professores de 2° grau da rede oficial de escolas no município do Rio de Janeiro. É, também, fruto de pesquisas de novas metodologias de ensino de Geografia nas escolas secundárias e de larga experiência no ensino de 1° e 2° graus.

Com ele pretende-se discutir o papel do professor de Geografia como intelectual transformador (orgânico, no sentido gramsciano) da sociedade e dos homens que a constroem. Ao se enfatizar a importância da vivência/experiência no cotidiano escolar, deseja-se demonstrar ser possível trabalhar em direção à autonomia através da construção do conhecimento, mesmo a partir do livro didático, sem se sentir tolhido por ele.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João RUA, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor assistente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professor adjunto aposentado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua nos níveis de graduação e mestrado. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, pesquisando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, desenvolvimento local, geografia do Estado do Rio de Janeiro, estudos da população (com ênfase em Migrações), o espaço agrário e as relações urbano-rural, implicações territoriais do desenvolvimento. Publicou diversos artigos e livros nessas áreas temáticas, na Geografia e em ciências afins.

Downloads