Geografia e natureza na cidade: uma visão do habitat II
Keywords:
Geografia, natureza, cidade, visão do Habitat IIAbstract
Neste trabalho objetivamos fazer uma reflexão sobre a natureza na cidade (ou o chamado meio ambiente urbano) à luz do documento principal da Conferência da ONU para assentamentos Humanos (HABITAT II), realizada em junho de 96 em Istambul, Turquia. A Conferência Habitat II se diferencia das demais propostas pela ONU neste final de milênio por permitir o assento das organizações não-governamentais e dos movimentos sociais nas discussões do plenário. Foi um momento muito rico de debate sobre "um mundo em urbanização". As reuniões que antecederam a Conferência permitiram o confronto entre diferentes concepções de sociedade, de natureza, de ciência e de cidade. As discussões diárias que ocorreram e o documento principal da Conferência, a Agenda HABITAT, estavam disponibilizados através da Internet quase que em "tempo real". Talvez o produto final que temos em mãos não reflita esta riqueza de debates, mas no permite algumas reflexões relacionadas à Geografia e ao modo como esta pode tratar as questões relativas ao meio ambiente urbano (ao nível da prática), que poderão até mesmo redefinir a visão de natureza e cidade que incorporamos ao nosso discurso científico ao longo deste século.
Downloads
Downloads
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.