Trabalho de campo - uma metodologia alternativa no ensino da geografia
Palabras clave:
Trabalho de campo, metodologia alternativa, ensino da geografiaResumen
(...) aspecto importante que deve ser considerado no desenvolvimento de conceitos é como o estudante percebe o seu meio ambiente... Por isso é importante que o professor ponha à disposição do aluno aquelas experiências que promovam a sua percepção do meio ambiente e deste modo facilite o desenvolvimento de conceitos... Neste ponto a importância do Trabalho de Campo no ensino torna-se óbvia. (Biddle, 1979)
Com base nisso, foi realizado um Trabalho de Campo com alunos da 6° série da Escola Instituto Educacional de Passo Fundo, onde o tema era: Problemas urbanos: Desemprego e Subemprego. O objeto do trabalho foram os camelôs da Praça Ernesto Tochetto. Este trabalho valorizou a pesquisa de campo para o estabelecimento de relações do conteúdo teórico com a prática, oportunizando aos alunos e alunas, a reflexão de temas atuais significativos.
Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.