Os conceitos fundamentais de geografia: uma análise dos livros didáticos

Autores/as

  • Maria Madalena Pavelacki CAL Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

construção do conhecimento, conceito, realidade, livro-didático

Resumen

Este artigo tem por objetivo analisar o desenvolvimento dos conceitos fundamentais de Geografia nos livros didáticos devido à importância que atribuímos a eles no ensino enquanto elementos necessários à compreensão do espaço geográfico. Nesse sentido, procuramos contextualizar a importância dos conceitos fundamentais da Geografia para desenvolver o raciocínio geográfico e fazer a interpretação da realidade. A análise centrou-se em livros didáticos de Geografia para a sexta série distribuídos às escolas públicas de Porto Alegre, através do Plano Nacional do Livro Didático - MEC, para o período 1999-2001. Buscamos, através desta análise, observar o enfoque dado aos conceitos geográficos no contexto integral da cada livro, verificando a contribuição destes na construção do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.