Rio Grande do Sul: morfogênese da paisagem questões para a sala de aula

Autores

  • Dirce Maria Antunes SUERTEGARAY Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Rio Grande do Sul, Morfogênese da paisagem, questões sala de aula

Resumo

As ideias e informações contidas neste texto, constituem a síntese de um trabalho orientado realizado durante o XVI Encontro Estadual de Professores de Geografia. Tratou-se de uma atividade dirigida, prioritariamente, a professores. Considerando que a temática versava sobre o espaço riograndense, imaginava-se que a clientela fosse na sua maioria professores de 1° a 4° série do ensino fundamental. Ainda que o grupo de trabalho tenha sido variado,  observou-se um bom número de professores participantes, trabalhando neste nível de ensino.

Ao pensar o curso, dois objetivos gerais foram definidos. Primeiramente trabalhar com o conteúdo relativo a construção da paisagem do Rio Grande do Sul a partir do conceito de morfogênese, ou seja, compreender a formação da paisagem enquanto um processo de transformação da natureza. Em segundo lugar, o objetivo era discutir, a partir do conteúdo exposto, a possibilidade de trabalhar com crianças nesta perspectiva. Como objetivo mais específico a intenção era desenvolver o conteúdo a partir do uso do mapa.

O relato aqui apresentado seguirá, portanto, o encaminhamento dado de acordo com os objetivos gerais, ou seja, sintetizar o conteúdo trabalhado sobre morfogênese da paisagem riograndense e apresentar algumas considerações discutidas durante os trabalhos, sobre o conteúdo e a sala de aula. Acrescentamos neste relato algumas observações não discutidas no grupo em decorrência da exiguidade do tempo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dirce Maria Antunes SUERTEGARAY, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1972) obteve seu mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1988). Professora na atual Unijui entre 1973 e 1981 e na UFSM entre 1978 e 1985 é atualmente professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua no campo da de Geografia, com ênfase nos estudos da natureza. A temática na qual centra sua pesquisa é relativa aos estudo de: desertificação/ arenização, ambiente e cidade,ensino de geografia e mais recentemente dedica-se o ensino de Epistemologia da Geografia.Coordena o grupo de pesquisa Arenização/desertificação: questões ambientais. É professora no curso e Pós-graduação em Geografia da UFRGS.

Downloads