Rio Grande do Sul: morfogênese da paisagem questões para a sala de aula
Palavras-chave:
Rio Grande do Sul, Morfogênese da paisagem, questões sala de aulaResumo
As ideias e informações contidas neste texto, constituem a síntese de um trabalho orientado realizado durante o XVI Encontro Estadual de Professores de Geografia. Tratou-se de uma atividade dirigida, prioritariamente, a professores. Considerando que a temática versava sobre o espaço riograndense, imaginava-se que a clientela fosse na sua maioria professores de 1° a 4° série do ensino fundamental. Ainda que o grupo de trabalho tenha sido variado, observou-se um bom número de professores participantes, trabalhando neste nível de ensino.
Ao pensar o curso, dois objetivos gerais foram definidos. Primeiramente trabalhar com o conteúdo relativo a construção da paisagem do Rio Grande do Sul a partir do conceito de morfogênese, ou seja, compreender a formação da paisagem enquanto um processo de transformação da natureza. Em segundo lugar, o objetivo era discutir, a partir do conteúdo exposto, a possibilidade de trabalhar com crianças nesta perspectiva. Como objetivo mais específico a intenção era desenvolver o conteúdo a partir do uso do mapa.
O relato aqui apresentado seguirá, portanto, o encaminhamento dado de acordo com os objetivos gerais, ou seja, sintetizar o conteúdo trabalhado sobre morfogênese da paisagem riograndense e apresentar algumas considerações discutidas durante os trabalhos, sobre o conteúdo e a sala de aula. Acrescentamos neste relato algumas observações não discutidas no grupo em decorrência da exiguidade do tempo.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.