Novos municípios na fronteira - dinamização da campanha gaúcha?

Autores

  • Adriana GELPI Universidade da Região da Campanha

Palavras-chave:

novos municípios, fronteira, dinamização, campanha gaúcha

Resumo

O trabalho aborda a questão municipal e a dinamização da Campanha Gaúcha em face à criação de novos municípios no sul do Rio Grande do Sul, onde predominam, secularmente, a grande propriedade, a pecuária de corte, a indústriada lã e, mais recentemente, as lavouras de arroz. O objetivo do estudo é investigar e relacionar os problemas e potencialidades das novas unidades políticas recentemente criadas nesta área, suas expectativas em relação à região, ao Estado e ao Mercosul, o novo contexto geopolítico no sul do país.

Esta questão é procedente, pois, conforme SCHAFFER (1993), em função do MERCOSUL, a região fronteiriça deixa de ser marco de separação, limite ou "fim" do país para adquirir contornos de área de aproximação e permeabilidade, fato que os discursos e políticas públicas oficiais reforçam, considerando-se a metade sul do Rio Grande do Sul, assunto relevante na atual gestão administrativa. Os discursos públicos abordam a estratégia da implantação de infra-estrutura para equipar este espaço em transformação, contemplando a área com melhorias estruturais como a conclusão de obras rodoviárias, construção de pontes, dotação de energia elétrica e fomentando também a pesquisa e o diagnósticopara promover o desenvolvimento regional.

Na expectativa da reformulação do papel da região, este trabalho busca registrar o impulso e esforço inicial de dois novos municípios na estruturação de seus próprios desenvolvimentos, acreditando que os aspectos ora abordados possam balizar novos estudos e pesquisas sobre a Campanha Gaúcha, aspectos importantes em função do desconhecimento sobre a fronteira, visto que o modelo desenvolvimentistado pais sempre o voltou às exportações e, conseqüentemente, para o Atlântico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana GELPI, Universidade da Região da Campanha

Arquiteta Urbanista graduada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, São Leopoldo, RS. Especialista em Planejamento Urbano e Administração Local pelo Instituto de Estudios de Administración Local, IEAL, Madri / Espanha. Especialista em Planejamento Ambiental pelo Foro Latino Americano de Ciencias Ambientales, FLACAM, La Plata / Argentina. Especialista em Planejamento Energético e Ambiental pelo Núcleo de Energia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional, PROPUR, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Estágio Pós-doutoral no NORIE/UFRGS. Estágio pós-doutoral na ETSAB/UPC. Professora pesquisadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo. Assessora para pesquisa do Instituto Mackenzie, São Paulo. Pesquisadora com apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio Grande do Sul, FAPERGS e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológio, CNPQ. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em planejamento urbano e regional. Tem estudos aprofundados e atua nas atividades de ensino, pesquisa e extensão de teoria e história do urbanismo, planejamento urbano, regional e ambiental.

Downloads