As áreas industriais mais representativas da região centro-oeste do estado do Rio Grande do Sul - 1970 a 1990

Autores/as

  • Antonio Paulo CARGNIN
  • Glaucio José MARAFON Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Palabras clave:

áreas industriais, região centro-oeste, Rio Grande do Sul

Resumen

O presente artigo é a síntese de um esforço no sentido de conhecer os padrões de desenvolvimento industrial, identificar e espacializar regionalmente dados industriais da região Centro-Oeste do Estado do Rio Grande do Sul. O estudo compreende, em um primeiro momento, o resgate de aspectos do processo de desenvolvimento industrial do Estado e da área específica e, em um segundo momento, uma breve caracterização da tipologia industrial e regionalização da mesma, através dautilização do Modelo Matemático de Ayyar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antonio Paulo CARGNIN

Bacharel (1991) e Licenciado em Geografia (1994) pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Mestre em Planejamento Urbano e Regional (1994) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, na Área de Concentração: Ambiente, Ensino e Território (2011). Atua profissionalmente como Geógrafo na Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, nas áreas de planejamento governamental, planejamento territorial e desenvolvimento regional. Vencedor do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional 2012, promovido pelo Ministério da Integração Nacional na categoria Produção do Conhecimento Acadêmico Doutorado com a tese Políticas de Desenvolvimento Regional no Rio Grande do Sul: vestígios, marcas e repercussões territoriais.

Glaucio José MARAFON, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Possui Graduação em Geografia pela Universidade de Passo Fundo (1983), Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Rio Claro (1988), Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), e Pós-doutorado pela Universidade Federal de Uberlandia (UFU) (2010). Atualmente é professor associado do Departamento de Geografia Humana do Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária e Fluminense, atuando principalmente nos seguintes temas: Agricultura Familiar, Complexo Agroindustrial, Desenvolvimento Rural, Relação cidade x campo, Turismo rural, Geografia Fluminense. Membro de conselhos de diversas revistas científicas de Geografia. Editor da Revista Geo UERJ. Bolsista de produtividade em pesquisa CNPq.