O desafio da gestão ambiental no município de Porto Alegre
Palabras clave:
desafio, gestão ambiental, Porto AlegreResumen
A emergência dos temas ambientais na sociedade contemporânea verifica-se desde as décadas de sessenta e setenta. Anteriormente lidos como um problema de ecologistas, os temas do meio ambiente logo passaram a fazer parte da cosmovisão do mundo civilizado. Além da necessária defesa dos ecossistemas naturais, faz-se mister que programas de gestão ambiental sejam adotados nas grandes cidades deste fim de século. O desenvolvimento sustentável das cidades passa, então, a ser uma condição para a plenitude da cidadania.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente apresenta, neste texto, as diretrizes gerais e os principais programas para a gestão ambiental que estão sendo considerados no município de Porto Alegre.Antes de constituir-se num projeto acabado, trata-se de um diagnóstico inicial, ponto de partida para a consolidação de um projeto estratégico para a Secretaria, visando afirmá-la enquanto um órgão capaz de responder ao desafio de concretizar a gestão ambiental no município.
Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.