O desafio da gestão ambiental no município de Porto Alegre

Autores/as

  • Gerson ALMEIDA Secretaria Municipal do Meio Ambiente
  • Rualdo MENEGAT Secretaria Municipal do Meio Ambiente / Departamento de geologia / Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cláudio Roberto Bertoldo LANGONE Secretaria Municipal do Meio Ambiente
  • Maria Cristina LÜDKE Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Palabras clave:

desafio, gestão ambiental, Porto Alegre

Resumen

A emergência dos temas ambientais na sociedade contemporânea verifica-se desde as décadas de sessenta e setenta. Anteriormente lidos como um problema de ecologistas, os temas do meio ambiente logo passaram a fazer parte da cosmovisão do mundo civilizado. Além da necessária defesa dos ecossistemas naturais, faz-se mister que programas de gestão ambiental sejam adotados nas grandes cidades deste fim de século. O desenvolvimento sustentável das cidades passa, então, a ser uma condição para a plenitude da cidadania.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente apresenta, neste texto, as diretrizes gerais e os principais programas para a gestão ambiental que estão sendo considerados no município de Porto Alegre.Antes de constituir-se num projeto acabado, trata-se de um diagnóstico inicial, ponto de partida para a consolidação de um projeto estratégico para a Secretaria, visando afirmá-la enquanto um órgão capaz de responder ao desafio de concretizar a gestão ambiental no município.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rualdo MENEGAT, Secretaria Municipal do Meio Ambiente / Departamento de geologia / Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor adjunto do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia do Instituto de Geociências da UFRGS, geólogo, Mestre em Geociências (UFRGS), Doutor em Ciências na área de Ecologia de Paisagem (UFRGS). Assessor científico da National Geographic Brasil. Presidente do Fórum Nacional dos Cursos de Geologia, membro da International Commission on History of Geological Sciences (IUGS) e da International Association for Geoethics. Publicou 39 artigos em periódicos especializados e 91 trabalhos em anais de eventos. Possui 72 capítulos de livros e 5 livros publicados, dentre os quais, foi o Coordenador-geral do Atlas Ambiental de Porto Alegre (1998), obra inédita na literatura internacional que recebeu várias premiações da ONU/Habitat, Mercocidades Solidárias entre outros. Também, publicou, com outros autores, o livro Desenvolvimento sustentável e gestão ambiental nas cidades e coordenou a tradução de 4 livros, como Para entender a Terra, Princípios de Geologia e Rochas Sedimentares no Campo. Possui 135 itens de produção técnica. Participou de 51 eventos no exterior e 215 no Brasil. Recebeu 17 prêmios e homenagens, entre os quais, a Medalha de Porto Alegre, a Medalha de Honra da Cidade de Trujillo (Peru), Distinguished Lecturer da Universidad Privada Antenor Orrego (Trujillo, Peru, 1999), a Distinção ao Mérito Científico do Instituto de Investigação do Pensamento Peruano e Latino-Americano da Universidade Nacional Mayor de San Marcos (Lima, Peru), Diploma ao Mérito Profissional do Colegio de Arquitectos de Lima (Peru), Medalha Irajá Damiani Pinto, e Diploma ao Mérito Científico e Acadêmico da Universidade Norbert Wiener. Coordenou vários projetos de pesquisa. Em suas atividades profissionais interagiu com 272 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: Estratigrafia, Paleoecologia, Epistemologia e História da Geologia, Geologia urbana e sustentabilidade, Educação Ambiental, Porto Alegre, Machu Picchu e paisagem. Foi Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre (1994-1998), Conselheiro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul (1993-1994), Coordenador do Curso de Geologia (2000-2002; 2008-2010; 2011-2012), Coordenador do Grupo Interdisciplinar em Filosofia e História das Ciências do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (2003-2005).

Cláudio Roberto Bertoldo LANGONE, Secretaria Municipal do Meio Ambiente

possui graduação em ENGENHARIA QUIMICA pela Universidade Federal de Santa Maria (1991) e graduação em ENGENHARIA QUIMICA pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (1991) . Atualmente é Outros da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Tem experiência na área de Engenharia Química , com ênfase em Tecnologia Química.