Reprodução e direitos sociais frente ao envelhecimento dos camponeses do alto Camaquã

Autores

  • Marilse Beatriz LOSEKANN Universidade Federal de Santa Maria
  • Carmen Rejane Flores WIZNIEWSKY Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

agricultores familiares camponeses, direitos sociais, reprodução social

Resumo

O presente artigo pretende discutir o dilema da reprodução social perante o evidente envelhecimento dos agricultores familiares camponeses das localidades Costa do Bica e Paredão, do município de Piratini, RS. Esta discussão é parte da pesquisa “Saber e Identidade dos Agricultores Camponeses da Costa do Bica e paredão, Piratini, RS”, a qual busca compreender as estratégias de reprodução social dos camponeses de algumas localidades da Serra de Sudeste localizada no Sul do Rio Grande do Sul. Neste artigo será tratado um tema de grande importância para as comunidades em questão: a reprodução desses camponeses face ao envelhecimento da população e a falta de acesso aos seus direitos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilse Beatriz LOSEKANN, Universidade Federal de Santa Maria

Possui conhecimento na área de Geografia, com graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2008), mestrado em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia e Geociências pela Universidade Federal de Santa Maria (2011), na área de concentração Análise Ambiental e Dinâmica Espacial, linha de pesquisa: Produção do Espaço e Dinâmica Regional. Pesquisas com ênfase em Geografia Agrária, território e desenvolvimento rural sustentável. Atualmente é professora do Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete, cursa Geografia Bacharelado na Universidade Federal de Santa Maria e é integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e Território (GPET).

Carmen Rejane Flores WIZNIEWSKY, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), doutorado em Geografia e Ciências do Território - Universidad de Córdoba - Espanha (2001) e doutorado em Geografia Revalidação de Título no Exterior pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, agroecologia, agricultura sustentável e educação do campo.

Downloads

Publicado

2013-05-08