A diversidade cultural na cidade: reflexões sobre as práticas e as representações da pedagogia e gestão urbanas
Palabras clave:
cultura, diversidade, espaço urbanoResumen
O espaço geográfico urbano apresenta-se em relação à dialética entre cidade (forma) e urbanismo (modo de vida). A forma urbana se produz em relação aos processos de modernização e de reforma racional do espaço. No entanto, esta materialização é incompleta e contestada, ocorrendo uma auto-produção orgânica da cidade. O urbanismo está relacionado à política do espaço público que organiza as emoções humanas e estabelece os códigos de condutas, comportamentos e papéis a desempenhar. Por outro lado, ocorrem perturbações nos scripts sociais, que geram outras maneiras de se viver a cidade. O espaço geográfico urbano, assim, é produto dialético das dialéticas encontradas na cidade e no urbanismo. Estas dialéticas devem ser pensadas pelos geógrafos nos seus trabalhos de planejamento e gestão urbana, no sentido da promoção de uma gestão democrática e cidadã, que se aproxima das diversidades de formas e vivências da cidade.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.