Os novos gaúchos e seus novos endereços - população e urbanização no Rio Grande do Sul
Palabras clave:
novos gaúchos, novos endereços, população, urbanização, Rio Grande do SulResumen
Este texto trata, de forma sumarizada, das principais alterações e tendências que se manifestam no quadro da população do Estado, considerando-se os dados disponíveis mais recentes. Importa saber, então, quantos e como são esses gaúchos; qual o seu espaço de vida, seus novos endereços. No entanto, um tratamento centrado em informações demográficas, via de regra estatísticas, e que, no caso, dirige-se especialmente àqueles que atuam no ensino de 1º e 2º graus, impõe algumas considerações iniciais.
A população, de uma forma ou outra, está presente em todos os temas de Geografia. Nesses estudos é importante ter presente que "... o fenômeno humano é dinâmico e uma das formas de revelação desse dinamismo está exatamente, na transformação qualitativa e quantitativa do espaço habitado" (Santos; 1989, p.41). A avaliação dessas transformações do espaço geográfico deve salientar a complexidade das mudanças, em diferentes escalas, bem como o significado dessas transformações. Essa tarefa de avaliação é permanente em Geografia. O Rio Grande do Sul, como espaço ao qual dedicamos nosso esforço de pesquisa e de ensino, torna-se, por tal razão, o foco maior de revisão constante.
Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.