Nações, nacionalidades e a questão federativa: o debate teórico nos campos do liberalismo e do marxismo
Palavras-chave:
nações, nacionalidades, questão federativa, debate teórico, liberalismo, marxismoResumo
Este final de milênio está apresentando-se como portador de uma realidade de mudanças. São, por exemplo, novos países, consciências de variados tipos - tribais inclusive -. blocos de poder em escala continental, etc., que embaralham a compreensão sobre o ordenamento que se projeta, especialmente nos campos econômico e político. Necessario se faz, para a compreensão da situação presente, que voltemos nossa atenção à sua origem; não só como a mesma estruturou-se, mas também, como ela foi pensada. Por essa razão, o que segue procura formar uma síntese do que foi o pensamento clássico sobre o tema da nacionalidadee da nação, nas contribuições mais significativas das teorias liberal e marxista.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.