A trajetória da natureza: um estudo geomorfológico sobre os areais de Quaraí - RS. Uma síntese
Keywords:
natureza, estudo geomorfológico, areais, Quaraí, Rio Grande do SulAbstract
Este trabalho é uma síntese das principais idéias defendidasno trabalho "A trajetória da natureza: um estudo geomorfológico sobre os areais de Quaral-Rs". Ele consiste na análise geomorfológica do fenômeno denominado por alguns pesquisadores de "desertificação". No caso deste, potou-se pelas definições climáticas de "deserto" e "desertificação". Consequentemente entende-se por "deserto" como uma área onde as precipitações médias anuais são menores que 200mm por ano (KELLOG e SCHNEIDER, 1977, p. 142) e "desertificação" como processo de ressecamento, portanto, variação climática. Metodologicamente trabalhou-se enfatizando a historicidade, seja da natureza, seja da sociedade. Privilegiou-se a perspectiva histórica na medida em que:
"Concebe-se, para fins deste estudo, a unidade contraditória do homem com a natureza. Concebe-se na degradação ambiental uma expressão da natureza que só pode ser compreendida se referenciada à sociedade. Com isto quer-se dizer que a natureza, enquanto tal, vem apresentando atualmente, uma dinamicidade que, se analisada do ponto de vista antropocêntrico, tem sido a cada dia mais prejudicial à vida desta espécie (homem). Procura-se nortear esta investigação em dois niveis: ao nível da natureza própriamente dita e ao nivel da relação natureza x sociedade. Nos dois níveis pretende-se a ruptura com a idéia de dinamicidade funcional e a histórica. Enfatiza-se, para a compreensão da natureza, adimensão histórica. Neste sentido, busca-se a interpretação das características geomorfológicas locais através da inserção destas em espaços cada vez mais amplos, consequentemente em escalas temporais mais remotas. Efetiva-se a compreensão da natureza pelo processo de formação. A investigação é feita ao nível da escala geológica, pois é esta que permite a compreensão da natureza propriamente dita.
Ao trabalhar a relação sociedade x natureza objetiva-se realizar uma análise que ultrapasse o limite da relação física do homem (individuo) Com a natureza. Muda-se, ao buscar esta articulação, a escala de análise. Ao incorporar a natureza ao processo de formação do território esta adquire outra dimensão: a de recurso à formação da sociedade. Em vista disso, a escala de análise adotada é a escala histórica (geográfica). Neste nivel a dimensão geológica fica obscurecida". SUERTSGARAY, 1987, p. 34.
Portanto, consta este trabalho na busca da interpretação do tema em dois níveis: o da análise geomorfológica propriamente dita e o da análise da articulação natureza x sociedade, com o objetivo de compreender a origem dos areais e as causas da expansão ou retração desse fenômeno. Trabalhou-se para atingir o primeiro objetivo em diferentes níveis escalares: o regional (região sudoeste do RS) para apreender a compartimentação regional do relevo, bem como a ocorrência dos areais; o sub-regional objetivando a avaliaçãoda gênese geomorfológica e o local, buscando a avalialiação da dinâmica dos areais. Neste nivel, foi escolhida uma "mancha" arenosa no município de Quaraí - RS. O segundo objetivo foi atingido mediante a análise da "formação territorial" a Sudoeste do estado, bem como das formas de apropriaçao e produção da natureza pelos proprietários rurais locais.
Downloads
Downloads
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.