O ciclo do papel, da coleta ao reprocessamento: personagens e estrutura
Keywords:
ciclo do papel, coleta, reprocessamento, personagens, estruturaAbstract
Primeiramente, cabe salientar que este artigo trata-se de uma sinopse do trabalho desenvolvido desde 1986, assim, pela dinâmica das transformações· que ocorreram neste período em relação ao aqui exposto, salientamos somente os principais aspectos das atividades do que convencionamos chamar de ciclo do papel.Ao estabelecer as metas deste trabalho procuramos enfatizar uma atividade comercial estritamente ligada à estrutura de um grande centro urbano de características subdesenvolvidas.
As pessoas que exercem a atividade de coleta de papel ocupam níveis baixos da hierarquia urbana, provindas de outras atividades econômicas que, pela própria dinâmica da economia nacional, foram desaquecidas (p.e.: fim do boom da construção civil 1975-1978). Assim, essas pessoas ocupam diferentes áreas em busca de um modo de sobrevivência, caracterizando a mobilidade de mão-de-obra barata e disponível.
O trabalho que segue tenta desvendar algumas das manifestações destes processos, através do estudo do ciclo do papel, desde seu recolhimento pelos papelei,ros até sua chegada na indústria, passando pelo depósito. A importância da localização da área onde se situam os papeleiras é outro ponto que procuramos enfatizar.
Usou-se como método de pesquisa a visitação "in loco" na vila, que possui várias denominações, en.tre elas: "Vila Borges", "Vila Dilúvio" e "Vilinha", onde foi realizado o contato com os papeleiras e em três depósitos situados na rua Voluntários da pátria (área central de Porto Alegre - vide mapa 1)
Downloads
Downloads
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.