O ciclo do papel, da coleta ao reprocessamento: personagens e estrutura

Authors

  • Adriana DORFMAN Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Roberto VERDUM Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Keywords:

ciclo do papel, coleta, reprocessamento, personagens, estrutura

Abstract

Primeiramente, cabe salientar que este artigo trata-se de uma sinopse do trabalho desenvolvido desde 1986, assim, pela dinâmica das transformações· que ocorreram neste período em relação ao aqui exposto, salientamos somente os principais aspectos das atividades do que convencionamos chamar de ciclo do papel.
Ao estabelecer as metas deste trabalho procuramos enfatizar uma atividade comercial estritamente ligada à estrutura de um grande centro urbano de características subdesenvolvidas.
As pessoas que exercem a atividade de coleta de papel ocupam níveis baixos da hierarquia urbana, provindas de outras atividades econômicas que, pela própria dinâmica da economia nacional, foram desaquecidas (p.e.: fim do boom da construção civil 1975-1978). Assim, essas pessoas ocupam diferentes áreas em busca de um modo de sobrevivência, caracterizando a mobilidade de mão-de-obra barata e disponível.
O trabalho que segue tenta desvendar algumas das manifestações destes processos, através do estudo do ciclo do papel, desde seu recolhimento pelos papelei,ros até sua chegada na indústria, passando pelo depósito. A importância da localização da área onde se situam os papeleiras é outro ponto que procuramos enfatizar.
Usou-se como método de pesquisa a visitação "in loco" na vila, que possui várias denominações, en.tre elas: "Vila Borges", "Vila Dilúvio" e "Vilinha", onde foi realizado o contato com os papeleiras e em três depósitos situados na rua Voluntários da pátria (área central de Porto Alegre - vide mapa 1)

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adriana DORFMAN, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988 e 1989), Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Geografia da UFRGS e do Programa de Pós-Graduação em Geografia, coordenadora de publicações da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Porto Alegre. Tem experiência na área de Geografia Social, com ênfase em Geografia Política e Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: contrabando e fronteira, aproximações entre geografia e literatura e ensino da geografia.

Roberto VERDUM, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), graduação em BACHARELADO EM GEOGRAFIA pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Géographie et Aménagement - UNIVERSITÉ DE TOULOUSE LE MIRAIL (1993) e doutorado em Géographie et Aménagement - UNIVERSITÉ DE TOULOUSE LE MIRAIL (1997). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Geociências, Geografia e Desenvolvimento Rural, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagem, desertificação e arenização.