O exótico e singular ecossistema do Parque Estadual do Espinilho

Autores

  • Elaine Regina Oliveira dos SANTOS Departamento de Recursos Hídricos / Secretaria Estadual do Meio Ambiente / Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

exótico e singular, ecossistema, Parque Estadual do Espinilho

Resumo

Situado no município de Uruguaiana, numa região cuja cobertura vegetal é predominantemente campestre, o Parque Estadual do Espinilho se distingue da paisagem da Campanha rio-grandense, devido à sua formação florística morfologicamente similar a do bioma da savana africana.
Essa singularidade paisagística, absolutamente definida e limitada no território nacional ao extremo oeste gaúcho, inspirou uma série de indagações pertinentes à sua procedência, fixação e de senvolvimento.
Com o objetivo de ampliar as perspectivas de diagnóstico desse ecossistema "sui generis", foram realizados estudos da ecodinâmica da sua área.
Tais estudos igualmente visam contribuir, mediante um enfoque geográfico, para a identificação, destaque e divulgação da importância ecológica desse Parque Estadual, que atualmente persiste ameaçado de extinção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Regina Oliveira dos SANTOS, Departamento de Recursos Hídricos / Secretaria Estadual do Meio Ambiente / Rio Grande do Sul

Bacharel em Geografia e Especialista em Planejamento Energético-Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre e Doutora em Geografia, na área de Utilização e Conservação de Recursos Naturais, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente trabalha como geógrafa no Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (RS). A principal área de interesse é a gestão integrada de recursos hídricos, atuando também nos seguintes temas: gerenciamento costeiro, climatologia aplicada, biogeografia e geoprocessamento.

Downloads