Associações de moradores no município de Porto Alegre (RS) - estudo preliminar do associativismo comunitário
Palavras-chave:
associações de moradores, Porto AlegreResumo
O presente trabalho visa um breve estudo das associações de moradores do município de Porto Alegre, inseridas na temática mais ampla dos movimentos sociais e reivindicatórios urbanos, considerados numa de suas dimensões básicas, qual seja aquela ligada à função de articulação ecanalização das demandas dos residentes em suas áreas de abrangência junto aos poderes públicos, notadamente os de âmbito municipal, além da conscientização e mobilização popular.Através de seu desenvolvimento quantitativo e qualitativo, bem como das lutas gerais e específicas empreendidas comunitariamente, as associações de moradores de bairros e vilas se constituem atualmente num dos fenômenos urbanos mais significativos tanto nos países do capitalismo central como nos do periférico, guardadas suas especificidades.
O levantamento quantitativo e a distribuição geográfica do associativismo de bairros e vilas em Porto Alegre, dentro de uma perspectiva social, constitui-se no foco principal deste trabalho.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.