Rio Grande do Sul - microrregiões homogêneas
Palavras-chave:
Rio Grande do Sul, microrregiões homogêneasResumo
A implantação das Microrregiões Homogéneas por Estado com a finalidade de servir de base para a tabulação de dados estatísticos, especialmente dos dados censitários -,alterou os antigos quadros de Grandes Regiões e Zonas Fisiográficas, a partir da Resolução nº 1, de 08.05.69, elaborada pela Comissão Nacional de Planejamento e Normas Geográfico-Cartográficas.
A delimitação dessas Microrregiões Homogéneas foi baseada em estudos dos espaços homogêneos, das regiões agrícolas, da atividade industrial, da infra-estrutura dos transportes e das atividades terciárias.
As denominações das Microrregiões Homogêneas foram sugeridas pela Comissão Nacional de Planejarnento e Normas Estatísticas, através da Recomendação nº 1, de 30.01.71.
O Rio Grande do Sul ficou dividido em 24 Microrregiões Homogêneas que receberam as seguintes denominações e respectivos números de ordem:
30S - M.H. de Porto Alegre
309 - M.H. COlonial da Encosta da Serra Geral
310 - M.H. do Litoral Setentrional do Rio Grande do Sul
311 - M.H. Vinicultora de Caxias do Sul
312 - M.H. Colonial do Alto Taquari
313 - M.H. Colonial do Baixo Taquari
314 - M.H. Fumicultara de Santa Cruz do Sul
315 - M.H. do Vale do Jacuí
316 - M.H. de Santa Maria
317 - M.H. da Lagoa do, Patos
318 - M.H. do Litoral Oriental da Lagoa do, Patos
319 - M.H. da Lagoa Mirim
320 - M.H. do Alto Camaquã
321 - M.H. da Campanha
322 - M.H. Triticultora de Cruz Alta
323 - M.H. Colonial das Missões
324 - M.H. Colonial de Santa Rosa
325 - M.H. Colonial de Iraí
326 - M.H. Colonial de Erexim
327 - M.H. Colonial de Ijuí
328 - M.H. de Passo Fundo
329 - M.H. Colonial do Alto Jacuí
330 - M.H. de Soledade
331 - M.H. dos Campos de Vacaria
Estas 24 Microrregiões Homogéneas compreendiam até o ano de 1965, 232 municípios.
Atualmente, com a criação de novos municípios, nos anos de 1981 e 1982, o território gaúcho ficou com o total de 244 municípios.
Assim sendo, as Microrregiões supracitadas acham-se enriquecidas pela inserção destas novas células administrativas.
Downloads
Downloads
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.