Região sul - ocupação territorial no período de 1950-1970
Palabras clave:
região sul, ocupação territorialResumen
A Região Sul é formada pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sendo a única Região do Brasil localizada fora da faixa climática tropical.
A Região está localizada entre os paralelos de 22º 30' e 33º 45' S e delimitada pelos meridiano de 48º 02' e 57º 41' O. A Região ocupa uma área de 577.723 km 2 , representando 6,8% do território nacional. Engloba 717 municipios, agrupados em 64 microrregiões homogêneas.
O seu território apresenta paisagens diversificadas, resultantes das condições naturais e do processo cultural de ocupação do espaço.
O assunto aqui abordado é conseqüência de um estudo em fontes de dados secundários e de observação de campo. baseado
Da bibliografia utilizada, foi amplamente consultada a Divisão do Brasil em Microrregiões Homogêneas, bem como os Censos Demográficos de 1950-60-70, para os estados da Região.
Na elaboração deste trabalho consideramos dois aspectos populacionais:
densidade demográfica e grau de urbanização. Estes aspectos encontram-se relacionados com a base fisica do espaço onde se localizam, bem como com as caracteristicas culturais predominantes na área ocupada.
Para facilidade de visualização e análise, foram desenhados seis cartogramas da região, na escala de 1:1,000.000 (depois reduzidos
para 1:5.000.000). com a divisão microrregional referente aos Censos Demográficos de 1950-60-70.
Nos cartogramas foram lançados os dados sobre densidade demográfica
e grau de urbanização.
A observação de campo foi realizada em seis viagens, com percurso
terrestre, efetuadas entre 1970-76, como segue:
a) 1970-72-74: Porto Alegre, Litoral Catarinense, Vale do Itajai,
Curitiba, Foz do Iguaçu (realizada no verão) ;
b) 1973: Porto Alegre, Irai, xanxerê, Lages, Vale do Itajaí, Florianópolis, POrto Alegre (realizada no verão) ;
c) 1975: Porto Alegre, Erexim, Concórdia, Lages, Vacaria, porto Alegre,
Florianópolis, Curitiba, Foz do Iguaçu, Porto Alegre (realizada no verão) .
Esses roteiros foram documentados fotograficamente, fornecendo valiosas informações, resultantes da observação de campo sobre as áreas transcorridas.
Numa comparação entre a situação populacional existente 1950 e a verificada em 1970, constata-se a importância dos fluxos migratórios no desbravamento do território e ocupaçâo efetiva do espaço regional. É o que se apresenta a seguir.
Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.