Rede de transporte aéreo regional regular e integração territorial no Rio Grande do Sul
Palavras-chave:
Redes, Transporte aéreo regional, Políticas públicas, Integração territorial.Resumo
Examinar, ainda que sucintamente, em uma perspectiva histórica, o desenvolvimento do transporte aéreo regional regular no Rio Grande do Sul, as políticas públicas relacionadas e sua contribuição no processo de integração territorial no território gaúcho, são os objetivos deste artigo. Metodologicamente, propõe-se examinar as principais políticas públicas relativas à aviação aérea regional regular e relacionar os principais elementos constitutivos da rede de transporte aéreo regional - aeroportos, linhas, rotas - que colaboram para dinâmica econômica no Rio Grande do Sul. Tal análise é realizada em três momentos: no primeiro aborda-se a constituição inicial da rede aérea; no segundo, destaca-se a modernização técnica e a regulação da rede de transporte aéreo, e, por fim, abordam-se os reflexos da lei de mercado e do fim dos subsídios na reconfiguração da rede aérea regional. Em cada momento, buscou-se articular os principais eventos e variáveis relacionadas ao desenvolvimento econômico do Brasil, às políticas públicas de transportes, ao desenvolvimento tecnológico da aviação e ao processo de integração territorial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.