Rede de transporte aéreo regional regular e integração territorial no Rio Grande do Sul

Autores

  • Luiz Felipe Barros DE BARROS Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Rogério Leandro Lima DA SILVEIRA Universidade de Santa Cruz do Sul

Palavras-chave:

Redes, Transporte aéreo regional, Políticas públicas, Integração territorial.

Resumo

Examinar, ainda que sucintamente, em uma perspectiva histórica, o desenvolvimento do transporte aéreo regional regular no Rio Grande do Sul, as políticas públicas relacionadas e sua contribuição no processo de integração territorial no território gaúcho, são os objetivos deste artigo. Metodologicamente, propõe-se examinar as principais políticas públicas relativas à aviação aérea regional regular e relacionar os principais elementos constitutivos da rede de transporte aéreo regional - aeroportos, linhas, rotas - que colaboram para dinâmica econômica no Rio Grande do Sul. Tal análise é realizada em três momentos: no primeiro aborda-se a constituição inicial da rede aérea; no segundo, destaca-se a modernização técnica e a regulação da rede de transporte aéreo, e, por fim, abordam-se os reflexos da lei de mercado e do fim dos subsídios na reconfiguração da rede aérea regional. Em cada momento, buscou-se articular os principais eventos e variáveis relacionadas ao desenvolvimento econômico do Brasil, às políticas públicas de transportes, ao desenvolvimento tecnológico da aviação e ao processo de integração territorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Barros DE BARROS, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutorando em Desenvolvimento Regional na UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul/2012) na linha de Pesquisa Desenvolvimento e Integração Regional. Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Franciscano (2006) de Santa Maria. Especialista em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, SP, com habilitação - docência. Experiência como professor e instrutor na Varig por mais de 20 anos. Atua, preferencialmente, nas áreas de história do direito, direito penal e processual, ética profissional e legislacão aeronáutica e, também, em gestão de pessoas, especialmente, administração de conflitos e negociação, consultoria e cultura organizacional em ambientes de mudanças. Ainda possui capacitação na área de transporte aéreo (redes). É participante de projetos institucionais.

Rogério Leandro Lima DA SILVEIRA, Universidade de Santa Cruz do Sul

Geógrafo graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestre e Doutor em Geografia Humana pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor titular e pesquisador do Departamento de História e Geografia, e pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - Mestrado e Doutorado, da Universidade de Santa Cruz do Sul. É lider do Grupo de Pesquisa Organização do Espaço Urbano e Regional (CNPq). Coordenador do Observatório do Desenvolvimento Regional. Felow da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças (ABDL) como integrante do PROLIDES (Programa de Lideranças para o Desenvolvimento Sustentável no Mercosul. Integra o Conselho Editorial das Revistas Científicas: Ágora (UNISC), Boletim Gaúcho de Geografia, e Geografar (UFPR). Parecerista das Revistas Redes (UNISC), URBE (PUC-PR), Drd (UnC), Boletim de Geografia (UEM) e Geografia: Ensino e Pesquisa (UFSM). Possui experiência como pesquisador nas áreas de Geografia Urbana, Geografia Regional, Geografia Econômica e Planejamento Urbano e Regional atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: desenvolvimento regional, urbanização, periferia urbana, redes e organização territorial.

Downloads

Publicado

2013-05-08