Rede de transporte aéreo regional regular e integração territorial no Rio Grande do Sul

Autores/as

  • Luiz Felipe Barros DE BARROS Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Rogério Leandro Lima DA SILVEIRA Universidade de Santa Cruz do Sul

Palabras clave:

Redes, Transporte aéreo regional, Políticas públicas, Integração territorial.

Resumen

Examinar, ainda que sucintamente, em uma perspectiva histórica, o desenvolvimento do transporte aéreo regional regular no Rio Grande do Sul, as políticas públicas relacionadas e sua contribuição no processo de integração territorial no território gaúcho, são os objetivos deste artigo. Metodologicamente, propõe-se examinar as principais políticas públicas relativas à aviação aérea regional regular e relacionar os principais elementos constitutivos da rede de transporte aéreo regional - aeroportos, linhas, rotas - que colaboram para dinâmica econômica no Rio Grande do Sul. Tal análise é realizada em três momentos: no primeiro aborda-se a constituição inicial da rede aérea; no segundo, destaca-se a modernização técnica e a regulação da rede de transporte aéreo, e, por fim, abordam-se os reflexos da lei de mercado e do fim dos subsídios na reconfiguração da rede aérea regional. Em cada momento, buscou-se articular os principais eventos e variáveis relacionadas ao desenvolvimento econômico do Brasil, às políticas públicas de transportes, ao desenvolvimento tecnológico da aviação e ao processo de integração territorial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiz Felipe Barros DE BARROS, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutorando em Desenvolvimento Regional na UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul/2012) na linha de Pesquisa Desenvolvimento e Integração Regional. Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Franciscano (2006) de Santa Maria. Especialista em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, SP, com habilitação - docência. Experiência como professor e instrutor na Varig por mais de 20 anos. Atua, preferencialmente, nas áreas de história do direito, direito penal e processual, ética profissional e legislacão aeronáutica e, também, em gestão de pessoas, especialmente, administração de conflitos e negociação, consultoria e cultura organizacional em ambientes de mudanças. Ainda possui capacitação na área de transporte aéreo (redes). É participante de projetos institucionais.

Rogério Leandro Lima DA SILVEIRA, Universidade de Santa Cruz do Sul

Geógrafo graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestre e Doutor em Geografia Humana pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor titular e pesquisador do Departamento de História e Geografia, e pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - Mestrado e Doutorado, da Universidade de Santa Cruz do Sul. É lider do Grupo de Pesquisa Organização do Espaço Urbano e Regional (CNPq). Coordenador do Observatório do Desenvolvimento Regional. Felow da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças (ABDL) como integrante do PROLIDES (Programa de Lideranças para o Desenvolvimento Sustentável no Mercosul. Integra o Conselho Editorial das Revistas Científicas: Ágora (UNISC), Boletim Gaúcho de Geografia, e Geografar (UFPR). Parecerista das Revistas Redes (UNISC), URBE (PUC-PR), Drd (UnC), Boletim de Geografia (UEM) e Geografia: Ensino e Pesquisa (UFSM). Possui experiência como pesquisador nas áreas de Geografia Urbana, Geografia Regional, Geografia Econômica e Planejamento Urbano e Regional atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: desenvolvimento regional, urbanização, periferia urbana, redes e organização territorial.

Publicado

2013-05-08