O centro de comércio e serviços de Porto Alegre
Keywords:
comércio, serviços, porto alegreAbstract
O estudo da área central de Porto Alegre iniciou-se como trabalho prático da disciplina GEO-131 Geografia Urbana II, ministrada no Curso de Geografia do Instituto de Geociências da UFRGS. A partir dos relatórios dos alunos, sistematizou-se a análise, chegando aos resultados aqui apresentados. Colaboraram na coleta de dados as bolsistas Maria Isabel S. Chiappetta e Rosane Beatriz Oliveira a quem se agradece o desempenho. A escolha deste tema de estudo para Porto Alegre justifica-se pelo tamanho e função da capital gaúcha. Cidades metropolitanas possuem nitida diferenciação de espaços internos e estruturam um centro com atividades específicas que atendem não só a sua população, mas também a de toda região metropolitana e de sua área de influência. A metrópole gaúcha contava, em 1980, com uma população urbana de 1 108 883 habitantes e a região metropolitana somava 2 232 370 habitantes. O esquema deste trabalho compreende a identificação de atividades tipicas do centro, a delimitação do mesmo e a classificação de usos predominantes nos quarteirões centrais da cidade. As dificuldades inerentes à coleta de dados numa área densamente ocupada, com grande diferenciação funcional, não permitiram que fossem estudadas as tendências de crescimento, o papel específico da função residencial e a localização dos chamados ambulantes no centro de Porto Alegre.Downloads
Downloads
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.